quinta-feira, 8 de maio de 2014

PRESERVANDO A TRADIÇÃO LONGE DE CASA

5 maneiras de preservar a tradição gaúcha em outras cidades

Poucas regiões do Brasil valorizam tanto sua história e suas tradições como o Rio Grande do Sul. Com uma série de características específicas, que tornam os gaúchos um tanto diferenciados do restante do país, a cultura desse povo é motivo de orgulho para qualquer pessoa que tenha se criado lá.
Por esse motivo, quando gaúchos se mudam para outros estados, se torna inevitável a saudade da culinária, do chimarrão, das festas tradicionais e da vestimenta tão peculiar. Mas há formas de amenizar este distanciamento, preservando a cultura rio-grandense mesmo em outras regiões. Veja a seguir 5 tradições gaúchas que você pode manter onde quer que esteja!

Chimarrão

A bebida mais tradicional do Rio Grande do Sul trata-se de um mate amargo, servido em uma cuia feita de porongo e bebida por meio de uma bomba de metal. Como a dieta gaúcha normalmente é rica em carne, o chimarrão tem propriedades desintoxicantes e digestivas. Tradicionalmente, esta bebida é tomada a qualquer hora e em qualquer lugar, mas em geral com uma roda de amigos, de forma que a cuia vai sendo abastecida de água quente e passada cheia para que cada pessoa beba até o final – como dizem no Rio Grande do Sul: você só devolve a cuia depois que ela roncar. http://www.gauchosonline.com.br/chimarrao-ct-2-358050.htm

Culinária

Como no Rio Grande do Sul o clima é muitas vezes frio, especialmente nos pampas, uma culinária rica em calorias acaba sendo a preferência. São muito comuns, portanto, as carnes gordas e as sopas. Além disso, o churrasco é o prato típico do gaúcho, seguido do arroz carreteiro, que é feito com charque (carne seca).

Centro de Tradições Gaúchas (CTG)

O CTG é normalmente um galpão grande, onde ocorrem festas, bailes, concursos culturais e diversas atividades ligadas à cultura e ao folclore gaúcho. Neste ambiente, as vestimentas devem ser tradicionais, as músicas são tocadas ao som de sanfonas (conhecidas no sul como “gaitas”) e a dança típica é o vanerão. O chimarrão também está presente, assim como um bom churrasco.
Esses locais já existem em outros estados além do RS e servem justamente para preservar a tradição gaúcha. Por meio da integração social que ali ocorre, os costumes se consolidam mesmo que os participantes estejam longe da sua terra.

Vestimentas

É difícil ver um gaúcho da cidade vestido como manda a cultura no seu dia a dia. No entanto, na realidade do campo e nas comemorações tradicionais que ocorrem na cidade, tanto homens como mulheres devem vestir-se pilchados, ou seja, com a indumentária tradicional.
Para os homens, isso significa, especialmente, usar bombacha, uma calça larga, mas apertada por botões junto ao tornozelo. E para as mulheres, o vestido de prenda é o oficial.

Semana Farroupilha

Se reconhece facilmente um gaúcho quando ele comemora a Semana Farroupilha. Esta festa cívica é celebrada do dia 14 ao dia 20 de setembro, em homenagem à Revolução Farroupilha.
Esta revolução foi responsável por fundar a cultura gaúcha, de modo que, durante a Semana Farroupilha, se relembram os ideais de liberdade, igualdade e humanidade que permearam essa fase histórica. No entanto, desde o dia 7 de setembro, o gaúcho já começa as festividades no chamado Acampamento Farroupilha. Reúnem-se centenas de piquetes organizados por grupos tradicionalistas e se cultivam os hábitos da cultura gaúcha, como o chimarrão, o churrasco, as vestimentas tradicionais e as músicas regionalistas.
Mesmo fora do Rio Grande do Sul, muitos gaúchos se reúnem nesta época para comemorar e relembrar as tradições. Assim, levam a cultura gaúcha a outros lugares e preservam suas raízes.

E você, como mantem viva a tradição gaúcha fora do Rio Grande do Sul? Compartilhe com a gente os seus costumes nos comentários abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário faz parte dos nossos interesses